A Energia Solar funciona à Noite?

forza-engenharia29

A Energia Solar funciona à Noite?

Muito se questiona sobre o funcionamento do sistema solar fotovoltaico. Várias pessoas têm dúvidas quanto à necessidade de luz e calor para que haja a geração de energia elétrica através da energia solar. Mas o que é realmente preciso?

Diferente da energia solar térmica que é utilizada para aquecer a água para consumo, a energia solar fotovoltaica não necessita de calor para funcionar, mas apenas da luz emitida pelo Sol!

É por essa razão que um sistema solar fotovoltaico tem seu pleno funcionamento em um dia de céu limpo, sem o surgimento de nuvens, independente da época do ano, não importando se está frio ou calor. Confira outras vantagens e desvantagens da energia solar. É importante frisar que a geração de energia também ocorre caso o céu possua nuvens e permaneça nublado, porém, a produção ocorre em uma escala menor.

Lugares como o Brasil, um dos países que possui o maior potencial solar do mundo, o intervalo de geração fotovoltaica de energia elétrica pode atingir períodos superiores a 10 horas diárias.

Como falado acima, em dias com excesso de nebulosidade ou em dias chuvosos, a geração de energia elétrica através do sistema solar fotovoltaico também acontece, porém sofre grandes perdas, pois as nuvens e as gotas de chuva dificultam a movimentação dos raios solares.

Em alguns casos mais extremos – como situações climáticas de muita chuva e alta densidade de nuvens – há a possibilidade dos raios solares não alcançarem a superfície dos módulos fotovoltaicos, diminuindo a geração de energia.

E então? A Energia Solar funciona à noite?

A geração de energia solar fotovoltaica não acontece durante a noite. Em lugares onde a única fonte de energia disponível é a fotovoltaica, é necessário que o gerador tenha um banco de baterias conectado ao sistema para o armazenamento da energia que será utilizada no período noturno.

Em locais onde existe o fornecimento de energia elétrica por parte da rede de distribuição pública, não é necessário conectar baterias ao sistema fotovoltaico, porque nos dias chuvosos e durante a noite, a concessionária pode fornecer energia elétrica e suprir a necessidade do consumidor.

Sobre Autor

Deivid Oliveira

Possui formação TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA em 2005, ENGENHEIRO ELETRICISTA em 2014 e com mais de 10 anos de atuação no seguimento de manutenções e instalações elétricas.

Comment ( 1 )

  • Alex

    Deivid, conteúdo nota 10!!
    Projeto bem elaborado, agilidade no atendimento.
    A equipe FORZA está de parabéns.

Dê uma resposta

Como posso te ajudar?