A energia solar está em alta nas últimas décadas e, apesar das grandes usinas solares fotovoltaicas estarem sempre aparecendo nas mídias, o que mais vem crescendo em número são os projetos de energia solar residencial conectados à rede para geração distribuída.
Esses projetos são os pequenos geradores de energia elétrica que funcionam movidos por energia solar, e que permitem a consumidor residencial gerar toda, ou uma parte, da energia elétrica consumida em seu imóvel.
O funcionamento de um sistema de energia solar residencial, ou gerador fotovoltaico, é exatamente igual ao funcionamento de uma grande usina solar. Os painéis solares (arranjo fotovoltaico) recebem a radiação solar e, através do processo chamado de efeito fotovoltaico – processo em que uma célula fotovoltaica converte a luz solar em eletricidade – geram energia elétrica em corrente contínua.
O conjunto das placas solares alimenta os inversores interativos à rede (em inglês: grid-tied interactive inverters) que transformam a corrente contínua em corrente alternada, e gerenciam a injeção de potência elétrica na rede pública de distribuição de energia elétrica, que é a rede das distribuidoras.
Uma residência, por mais energia que consuma, não precisa de milhares de placas solares e de inversores interativos de altíssima potência. Sabendo-se a média de consumo de energia elétrica, é possível estimar o tamanho do arranjo fotovoltaico (conjunto de placas solares), que pode chegar de 6 a 100 módulos (placas solares).
Gilberto Assunção
/ 22 fev 2017Literalmente as energias renováveis serão o futuro do mundo, e esse futuro já se iniciou.
Eletricista Express
/ 14 maio 2017Energia Solar Residencial: Por que você deveria pensar em utilizar – FORZA Sou eletricista e fiz o curso Eletricista Autônomo Express! Hoje sou um autônomo reconhecido no mercado graças a dicas deste curso incrível com 18 vídeo aulas. Seja como eu também referência no seguimento de eletricista! Acesse https://goo.gl/pwO8xs e Saiba Mais!
Eletricista Express https://goo.gl/pwO8xs