Energia Solar Residencial: Por que você deveria pensar em utilizar

forza-engenharia30

Energia Solar Residencial: Por que você deveria pensar em utilizar

A energia solar está em alta nas últimas décadas e, apesar das grandes usinas solares fotovoltaicas estarem sempre aparecendo nas mídias, o que mais vem crescendo em número são os projetos de energia solar residencial conectados à rede para geração distribuída.

Esses projetos são os pequenos geradores de energia elétrica que funcionam movidos por energia solar, e que permitem a consumidor residencial gerar toda, ou uma parte, da energia elétrica consumida em seu imóvel.

O funcionamento de um sistema de energia solar residencial, ou gerador fotovoltaico, é exatamente igual ao funcionamento de uma grande usina solar. Os painéis solares (arranjo fotovoltaico) recebem a radiação solar e, através do processo chamado de efeito fotovoltaico – processo em que uma célula fotovoltaica converte a luz solar em eletricidade – geram energia elétrica em corrente contínua.

O conjunto das placas solares alimenta os inversores interativos à rede (em inglês: grid-tied interactive inverters) que transformam a corrente contínua em corrente alternada, e gerenciam a injeção de potência elétrica na rede pública de distribuição de energia elétrica, que é a rede das distribuidoras.

Uma residência, por mais energia que consuma, não precisa de milhares de placas solares e de inversores interativos de altíssima potência. Sabendo-se a média de consumo de energia elétrica, é possível estimar o tamanho do arranjo fotovoltaico (conjunto de placas solares), que pode chegar de 6 a 100 módulos (placas solares).

Sobre Autor

Deivid Oliveira

Possui formação TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA em 2005, ENGENHEIRO ELETRICISTA em 2014 e com mais de 10 anos de atuação no seguimento de manutenções e instalações elétricas.

Comments ( 2 )

  • Gilberto Assunção

    Literalmente as energias renováveis serão o futuro do mundo, e esse futuro já se iniciou.

  • Eletricista Express

    Energia Solar Residencial: Por que você deveria pensar em utilizar – FORZA Sou eletricista e fiz o curso Eletricista Autônomo Express! Hoje sou um autônomo reconhecido no mercado graças a dicas deste curso incrível com 18 vídeo aulas. Seja como eu também referência no seguimento de eletricista! Acesse https://goo.gl/pwO8xs e Saiba Mais!
    Eletricista Express https://goo.gl/pwO8xs

Dê uma resposta

Como posso te ajudar?