Mas o que são as energias renováveis?

forza-engenharia32

Mas o que são as energias renováveis?

Chamamos de energias renováveis toda energia proveniente de uma fonte que se renova naturalmente de forma cíclica, em escala de tempo humana. As fontes de energias renováveis mais utilizadas são as águas dos rios e oceanos, ventos, luz do Sol, biomassa e o calor proveniente da terra. Todas estão disponíveis a nós de forma abundante, acessível e gratuita no planeta.

Se formos pensar em uma escala de produção menor, o próprio calor das suas mãos e a energia gerada do processo de pedalar uma bicicleta podem ser consideradas formas de energia renovável. As principais vantagens das energias renováveis sob as energias não renováveis são a disponibilidade e acessibilidade, por serem abundantes e inesgotáveis, e o fato de serem fontes muito menos poluidoras que as energias tradicionalmente utilizadas.

O grande avanço observado em termos de sustentabilidade ambiental é a possibilidade de utilização de recursos naturais de fácil acesso, sem a necessidade direta de um processo que libere gases poluentes para a transformação da energia – diferente do caso de combustíveis fósseis como petróleo, carvão e gás natural, por exemplo.

Sobre Autor

Deivid Oliveira

Possui formação TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA em 2005, ENGENHEIRO ELETRICISTA em 2014 e com mais de 10 anos de atuação no seguimento de manutenções e instalações elétricas.

Dê uma resposta

Como posso te ajudar?