Ônibus com Energia Solar Atinge a Marca de 40 mil Quilômetros Rodados em Florianópolis

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Ônibus com Energia Solar Atinge a Marca de 40 mil Quilômetros Rodados em Florianópolis

Projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC em parceria com a fabricante de São Bernardo do Campo, Eletra

Começou a circular nesse último dia 20 de dezembro 2016, o primeiro ônibus 100% elétrico com tecnologia brasileira cujas baterias são alimentadas por energia solar.

O veículo começou a operar em Santa Catarina no trajeto de 25,3 quilômetros entre dois campus da UFSC, no Sapiens Parque, em Canasvieiras, no norte da ilha, e o Campus Central. Serão quatro viagens que somam pouco mais de 200 quilômetros por dia. A recarga das baterias será feita no laboratório da UFSC, no Sapiens Parque.

O ônibus é elétrico, porém a energia será obtida por meio de captação solar em uma estação da Universidade Federal de Santa Catarina.

O projeto foi desenvolvido Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC em parceria com a fabricante de São Bernardo do Campo, Eletra, responsável também pelo projeto de integração dos equipamentos. O ônibus tem carroceria Marcopolo Torino Low Entry, os motores elétricos são da WEG e o chassi é um Mercedes-Benz O-500U Elétrico.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação -MCTI financiou a iniciativa que custou cerca de R$ 1 milhão.

Segundo o professor da UFSC, Ricardo Rüther, coordenador das pesquisas, o objetivo é demonstrar como é viável e sustentável aliar a tecnologia limpa e proporcionar sensível ganho de tempo e eficiência quando se faz uso de transporte coletivo inteligente.

ECONOMIA:
A gerente comercial da Eletra, Iêda Maria de Oliveira, disse em nota que em medições realizadas em São Paulo, os ônibus elétricos mostraram-se até 26% mais econômicos que um convencional a diesel, apenas comparando o custo da energia elétrica com o custo do diesel. “Além de todos os ganhos para o meio ambiente e também para a sociedade, a frota com veículos elétricos ou elétricos híbridos é comprovadamente mais eficiente na operação do que o diesel convencional”, destaca.

“Temos a dificuldade do investimento inicial e infraestrutura, mas o ganho ambiental imediato e a rentabilidade que se comprovará com a implementação de frotas de ônibus elétricos, afloram a necessidade de políticas públicas e a responsabilidade dos gestores para com o futuro das nossas cidades”, enfatiza Iêda de Oliveira.

Ao mesmo tempo que será testada a viabilidade do uso de energia solar para geração de energia elétrica do ônibus, o projeto quer desenvolver um novo sistema de transporte pelo qual, de maneira qualificada, o passageiro já pode desenvolver suas atividades em pleno deslocamento. É o conceito de deslocamento produtivo.

“Com mesas de reunião, wi-fi, tomadas de energia e saídas USB, é possível, durante a viagem, trabalhar e, consequentemente, ser mais eficiente e produtivo. O nosso objetivo é tornar esta realidade mais clara e concreta para a população”, enfatiza o professor Ricardo Rüther na nota.

O ÔNIBUS:
O Marcopolo Torino Low Entry Eletra/Mercede-Benz O 500 U tem comprimento total de 12.710mm, transporta 38 passageiros sentados em poltronas estofadas, é equipado com rampa de acesso para portadores de necessidades especiais e sistema de ar-condicionado. A geração de energia elétrica é realizada por intermédio de módulos solares fotovoltaicos integrados.

O sistema de tração desenvolvido pela Eletra tem motor elétrico WEG Trifásico 250 L com 200/400 kW de potência com autonomia de até 200 quilômetros, com quatro recargas de seis minutos. O projeto de integração e tecnologia da Eletra possui baterias de tração tipo Ions de Lítio (Energia de 128kW/h com oito “Packs” e tempo de recarga de 2,5h com carregador lento e 0,5h com carregador rápido).

A recarga completa das baterias leva em média uma hora, mas graças à tecnologia de recuperação da energia nas frenagens, pode operar em trajetos de até 70 quilômetros sem nenhuma recarga.

Na próxima segunda-feira, dia 6, com a contagem iniciada agora a partir de março de 2017, o veículo completará 40 mil quilômetros rodados, o equivalente a uma volta completa ao redor da Terra. E sem emitir poluentes.

Sobre Autor

Deivid Oliveira

Possui formação TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA em 2005, ENGENHEIRO ELETRICISTA em 2014 e com mais de 10 anos de atuação no seguimento de manutenções e instalações elétricas.

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