Um novo tipo de material “transparente” pode ser usado como painel solar em janelas ou outros equipamentos, nomeadamente em aparelhos celulares e outros dispositivos móveis, este novo material vai usar a energia solar sem no entanto obscurecer a visão. Esse novo receptor solar consiste em um dispositivo que, quando colocado sobre uma janela onde incida luz solar, é capaz de captar a luz e transformá-la em energia, sem que a visão através da janela fique obstruída ou desfocada.
Este recetor é denominado de “concentrador solar luminescente transparente” e pode ser usado em edifícios, aparelhos celulares e qualquer outro dispositivo que tenha uma superfície clara. De acordo com Richard Lunt, da Faculdade de Engenharia da Universidade de Michigan, a palavra-chave que resume a genialidade deste dispositivo é “transparente”.
As vantagens deste dispositivo são fantásticas. Uma das principais vantagens deste novo desenvolvimento é a sua extrema flexibilidade. Embora a tecnologia se encontre numa fase inicial, tem o potencial de ser dimensionado para aplicações industriais ou comerciais.
Esta tecnologia de Lunt é destaque na revista Advanced Optical Materials.
As possibilidades de implantar um sistema de energia solar de forma não intrusiva agora são muito maiores. Edifícios com elevada altura, janelas de qualquer tamanho ou qualquer tipo de dispositivo móvel podem se adaptar a essa nova realidade.
“Podemos ajustar esses materiais para pegar apenas o ultravioleta e os comprimentos de onda infravermelho próximo, que, em seguida, ‘brilho’ em outro comprimento de onda no infravermelho”, afirma Lunt.
Talis Oliveira
/ 13 jun 2017Cada dia que passa fico mais impressionada com a energia solar, os benefícios são inúmeros e as tecnologias nos encanta cada vez mais. Energia inesgotável.
Deivid Oliveira
/ 19 jun 2017Talis, boa noite.
O futuro de todo o mundo se chama tecnologia!
E a energia solar a cada dia que passa nos surpreende com as novas tecnologias.